BlogBlogs.Com.Br

Social Commerce na Prática – Parte 3 – Games

farmville-jason-king

Os jogos em redes sociais vêm crescendo com o passar do tempo mais do que os jogos de consoles, e o que esses jogos têm de Social Commerce? A resposta é, tudo! As formas de monetização dos social games normalmente envolvem grupos de pessoas, fazendo assim que estas ações se tornem sociais também.

Pelo simples fato de uma comunidade ativa estar interagindo através dos jogos e comprando melhorias ou facilidades dentro dos games através de moedas virtuais, essas que deram uma grande discussão entre Zynga e Facebook, o último gostaria que os jogos dentro da sua plataforma usasse o F-Credits e pagassem uma porcentagem relevante sobre eles, o que gerou uma grande repercussão sobre a criação de um plataforma exclusiva para os jogos da Zynga.

É visto que esses jogos vieram para preencher uma boa parte do tempo dos usuários nas redes sociais, com isso os mesmos tendem a utilizar os serviços disponibilizados dentro da plataforma dos jogos. Muitas vezes compram uma quantia de créditos virtuais para utilizar meios que facilitem a ascensão de seus personagens perante os outros e isso incentiva cada vez mais a permanência no jogo. O dinheiro virtual é considerado a melhor forma de monetização dos games online.

Outro modelo utilizado dentro dos jogos, é a venda de espaço publicitário para anunciantes, como foi o que aconteceu na Colheita Feliz, produzido pela empresa Mentez, que tem um grande número de usuários brasileiros ativos na plataforma do Orkut. A ação dentro do jogo foi feita para divulgar a imagem do Mini Bis, através do presente diário que é distribuído aos usuários foi cedido uma semente azul de Mini Cacau e com o passar do tempo a árvore de Mini Cacau dá Mini Bis como frutos. A repercussão dessa ação foi gigante na internet, rapidamente foram criados posts em blogs e vídeos no Youtube noticiando a ação.

Evolução Semente Azul -> Mini Bis

A plataforma de jogos sociais é uma vasta área para se desenvolver novos negócios na internet e permaneceremos conectados sobre novidades nesse mundo. Gostaria de abrir esse espaço para compartilhar informações e conhecimentos relacionados, por favor se manifestem!

Deixo com vocês uma dica de leitura, do Read Write Web Brasil, Dicas de Empreendedorismo Direto do World of Warcraft.

Sobre o autor

Thiago Nascimento é graduado em Bacharelado em Informática, pós-graduado em MBA em Empreendedorismo Tecnológico, com experiência em análise de sistemas para internet e mídias sociais, aficionado por tecnologia, marketing digital, negócios, jiu-jitsu, futebol e social commerce. Vivendo e empreendendo....

Related Posts with Thumbnails
Comentários (2)
  • http://www.nosqlbr.com.br Suissa

    Aprendeu a escrever hein! Parabéns.

  • http://www.nosqlbr.com.br Suissa

    Aprendeu a escrever hein! Parabéns.

  • Receba por email

    Insira seu email:

  • Categorias

  • Tags

  • Faça parte você também

  • Apoiamos